sexta-feira, 26 de abril de 2013

Praia da Solidão, SC - A cachoeira


Olá, tudo bem com vocês? 
Vamos falar hoje de mais uma beleza que fica escondida na Ilha da Magia, é a cachoeira da Praia da Solidão. 



Você sabe onde fica? No sul da ilha, passando pelo Pantano do Sul e depois pelo Balneário dos Açores, um pouco mais a frente você chegará até a Praia da Solidão. 

Mas vocês pensem numa solidão.. E multiplica.. kkk ( brincadeira ). É isso que encanta no lugar.
É uma praia bem deserta, onde moram poucas famílias e acredito que é por este motivo que é tão conservada.




Para chegar até a cachoeira, precisamos seguir pela estrada do Saquinho, 
deixar o carro antes da ponte, que vemos na imagem acima, e seguir a pé. 
Passamos a ponte, seguimos mais uns 200 metros por entre as casas e chegamos até a trilha que leva a cachoeira. A trilha é tranquila no início, mas fica um pouco íngreme do meio em diante, deve-se tomar cuidado com as pedras, pois no caminho, precisamos passar por várias delas e são bem escorregadias. 

Mas quando chegamos lá em cima, damos de cara com uma bela cachoeira, com uma queda d'água de mais ou menos uns 10 metros, que cai em um lago ótimo para se refrescar, 
até porque a temperatura da água é excelente, nem tão fria e nem quente.



A água do rio que forma as quedas d'água, nasce no topo do morro e desemboca no mar. Então, os mais aventureiros, podem descer costeando a água até chegar no mar lá em baixo, é uma aventura que eu não fiz.. hehe.

Nos dias em que tem alguém na cachoeira, o pessoal costuma subir em cima das pedras e mergulhar lá de cima, mas atenção, é bastante perigoso pular sem conhecer o lugar. Se for até lá com a intensão de mergulhar, entre antes na água com bastante cuidado para saber a profundidade e onde não tem pedras.

Eu tive que subir lá em cima né... 
Até porque sou quase um homem aranha, hehe... 
se eu não ir até o ponto mais alto, meu dia não fica completo... 






Mais acima da cachoeira, podemos encontrar também algumas outras quedas d'água menores, mas o acesso é mais complicado e não se aproveita tanto quando a cachoeira principal, mas, vale a pena para quem gosta de trilha. 


Bom, espero que tenham gostado.
O lugar está recomendadíssimo, se forem até lá, depois me contem o que acharam.
Um grande abraço a todos.




terça-feira, 23 de abril de 2013

Florianópolis, SC - As pontes da Ilha da magia.


Hoje vamos falar das pontes existentes entre a região continental e a ilha de Florianópolis. 
Elas são essenciais para nossa mobilidade e deixam a nossa cidade mais bonita, principalmente a noite, quando as luzes se ascendem e realçam mais ainda a paisagem do lugar. 
 Começaremos com ela, claro, o cartão postal de nossa cidade a ponte Hercílio Luz. 

Inaugurada no dia 13 de maio de 1926, foi idealizada pelo governador Hercílio Pedro da Luz, 
o mesmo não teve a oportunidade de ver a sua inauguração, 
pois faleceu 2 anos antes do término da obra. 
  A obra foi administrada por 2 engenheiros norte-americanos, Robinson e Steinmann, que trouxeram todo o material dos Estados Unidos. A obra custou ao todo 5 milhões de dólares e foi financiado por vários bancos norte-americanos.



   A ponte tem uma extensão de 821 metros, altura em torno de 74 metros e largura de 13 metros. 
  Em 1982, a ponte foi fechada para tráfego de pedestres e veículos e reaberta em 1988 para tráfego de pedestres, motocicletas e veículos de tração animal. Mas em 1991, infelizmente, a ponte foi interditada novamente e assim continua até os dias de hoje. 
Isso é um pecado, eu não tive a oportunidade de conhecer a ponte em funcionamento, 
mas ainda tenho a esperança de ver a ponte reaberta.
Em 1997, a ponte foi tombada patrimônio cultural pelo governo da época. 



A ponte Colombo Sales, foi projetada por Pedro Paulo de Melo Saraiva, engenheiro civil com várias qualificações que atuou no Rio de Janeiro e Santa Catarina, começou a ser construída em dezembro de  1972 e foi inaugurada em 1975. 
Possui 1227 metros de extensão, 17 metros de largura e 18 metros de altura. 

Seu nome é uma homenagem ao Governador da época, Colombo Machado Sales. 

"Vocês já viram como é a nossa ponte por baixo? A noite da para ver bem, a luz do local ilumina lugares onde geralmente não se nota."


Em 1991, a última das pontes foi inaugurada, foi batizada, como suas irmãs, em homenagem ao governador da época, Pedro Ivo Campos, e tem as mesmas características da ponte Colombo Sales.

A Colombo Sales, para mim, me trás boas lembranças. 
Quando pequeno, eu costumava ir com meu pai para pescar na passarela da ponte. 
Passávamos uma tarde inteira pescando e disputando quem pegava mais peixe. 
Não quero dizer nada, mas eu sempre ganhava, e embolava a linha... hehehe.. 
Coitado do pai, ficava puto da cara.


Bom, não vou me estender muito no assunto, até porque existem muitos sites e blogs que tem ótimas matérias sobre as pontes da nossa cidade.

Inclusive este ( http://floripendio.blogspot.com.br/2010/05/hercilio-luz-e-sua-ponte.html ) é um dos blogs mais completos que encontrei sobre o assunto. Recomendo.

Se você tiver alguma história relacionada as pontes, deixem nos comentários. Gostamos muito de ler estas histórias.

Grande Abraço. 





domingo, 21 de abril de 2013

Lagoa da Conceição, SC - O Nascer do sol na lagoa.

Ontem (sábado), fui ver o nascer do sol na Lagoa da Conceição. Um lugar mágico, que transmite uma paz enorme, principalmente pela manhã onde o movimento de carros e pessoas é mínimo. 
Fiquei um pouco triste com a sujeira existente no local, não entendo qual é o propósito de alguém que joga uma lata de refrigerante na lagoa ou deixa uma sacola na orla da lagoa, sabendo que existem muitas lixeiras no lugar. Enfim, foi só um comentário, isso não ofusca a beleza real da lagoa. 


"A Lagoa da Conceição fica a leste da ilha de Santa Catarina, a 20 Km do centro de Florianópolis. Tem uma área de aproximadamente 20 km² e reúne em um lugar só a maior lagoa de Florianópolis, uma grande faixa de dunas, montanhas, mirantes, ótimos bares, restaurantes e dá acesso a algumas das principais praias da ilha."

Antes de chegar a lagoa passamos por um mirante que fica bem no topo de um morro. Só dali, temos a ideia exata do tamanho da lagoa. Quando passei por ali, o dia estava começando a amanhecer, então o céu estava com lindas cores o que foi um toque a mais para esta linda vista:


"Você sabia que a Lagoa da Conceição foi habitada primeiramente pelos Carijós, índios Tupi Guarani? Como prova, temos lá alguns sítios arqueológicos onde foram encontrados vestígios desta população, como flechas e sambaquis."

Esta foto tirei alguns minutos antes do sol despontar no horizonte. 
A lagoa esta linda e os barcos dão um contraste a mais para a vista do local. 


"No século XVII, a corte portuguesa determinou que a ilha de Santa Catarina deveria ser colonizada para que garantissem a sua posse, os escolhidos para colonizar a região foram os habitantes da ilha dos Açores, por sofrerem com a superpopulação e os frequentes terremotos ocorrentes no local .
A freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, foi fundada juntamente com Santo Antonio de Lisboa em 1750." 

Agora o sol já havia despontado no horizonte e minha câmera não parou de registrar o momento. 



Na costa da Lagoa da Conceição, encontramos um cais, onde vários barcos ficam atracados. Inclusive, é dali que sai o barco que leva e trás os moradores da Costa da Lagoa, logo de manhã cedo, a movimentação é constante destes barcos. 





Este é o barco que faz o transporte para a Costa da Lagoa.




No local também encontramos um cais abandonado, dele só vemos os restos da estrutura.
Não encontrei registros para contar sobre ele, não sei o porque ele foi desativado. 
Se alguém tiver esta informação, pode nos ajudar deixando nos comentários.
A paisagem retratada por esta foto, deu a impressão de ser muito parecida com as imagens captadas na Europa, adorei o resultado. 


Os pássaros que habitam a lagoa, são um espetáculo a parte. Entre os barcos eles aproveitam para tomar um banho de sol e se alimentar, essa é uma tarefa fácil para eles aqui, a uma quantidade enorme de pequenos peixes na lagoa. Fiquei impressionado com os cardumes passeando de um lado a outro da lagoa, é um espetáculo que só a natureza pode nos proporcionar.



 
Não disse que era uma tarefa fácil para eles.. hehe. É só esperar o cardume passar perto e se servir. 

Esta Garça Branca Grande aproveitou e se fartou. 


Este é o Socó Dorminhoco. Apesar de ser dorminhoco acordou cedo o garoto... hehe





 Os pescadores também frequentam a lagoa, seja para pescar ou jogar conversa fora, aqui acredito que o segundo caso se encaixa melhor. 
Após um longo tempo de espera e observação, ele jogou a rede mas nada de peixe. 




E eu não poderia voltar para casa sem passar novamente no mirante e dar um registrada na paisagem com o dia claro né. Vejam o resultado. 





Bom, esta é a Lagoa da Conceição. Espero que tenham gostado da matéria, peço que se tiverem alguma história que aconteceu ou tenha a ver com a Lagoa da Conceição, deixem nos comentários ai em baixo, gostamos muito de ler estas histórias.

Um grande abraço a todos. 
Até a próxima!


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pantano do Sul, SC - O cantinho da arte no Pantano do Sul.

  Olá, 
  Hoje vou falar de um ateliê que tive o prazer de conhecer ontem no final da tarde. 
  É o ateliê do amigo Fabio Marcelo. Ele faz obras de arte, confeccionadas principalmente com jornais, mas utiliza também de vários outros materiais recicláveis como, garrafas, telhas, CD's e outros. Compra o mínimo possível, quando digo o mínimo é quase nada mesmo.

  Antes de contar a história deste ateliê, deixa eu contar como conheci o Fabio Marcelo. Estava eu no Pantano do Sul tirando algumas fotos, quando na calada da noite, resolvi voltar para casa. Foi quando eu passei em frente ao ateliê e não resisti, parei para tirar uma foto.


  Quando eu estava fotografando, percebi que o Fabio me olhava lá de dentro sem entender o porque que um louco estava fotografando seu estabelecimento... hehehe... Fui conversar com ele para explicar o porque eu estava ali e já aproveitei para conversar com ele sobre a sua história de vida.

  Vou tentar contar a história resumidamente, da mesma forma que ele me contou. 

  Fabio nasceu aqui em Florianópolis, é manézinho da ilha, mas morou um tempo no Rio de Janeiro. 
Lá passou por uma situação ruim, até que um dia resolveu voltar para Florianópolis e morar no terreno de uma irmã. 
  Ele sempre teve o sonho de ser artesão, e estava sempre de olho nas oportunidades que tinha para entrar nesta profissão. Porém, sua família não olhava com bons olhos para sua pretensão de tornar-se artesão, ( infelizmente ainda encontramos este tipo de preconceito, ainda existem pessoas que pensam que ser artesão é ser um desocupado, e era isso que a família do nosso amigo pensava ).
Um certo dia, seu cunhado lhe falou que daria o dinheiro de 1 mês de aluguel para ele sair da casa de sua irmã e ir morar sozinho. Segundo ele, teve 1 dia para conseguir lugar para alugar e se mudar, foi ai que ele foi parar no Pantano do Sul. 


  Morando em uma casinha " caindo aos pedaços", Fabio pegava o ônibus todos os dias para ir ao trabalho e passava em frente a uma casa abandonada na beira da estrada e pensava, 
"um dia, montarei o meu ateliê ali", esse era seu sonho e era o que iria fazer. 

  Algum tempo depois e com muito esforço, ele conseguiu alugar a casinha abandonada, e reformou para poder montar o ateliê, DETALHE, reformou tudo com materiais recicláveis, não comprou quase nada. A varanda que vocês veem na foto, foi feita inteiramente de material reaproveitado, não comprou nem um prego.


  No inicio, diziam que sua arte parecia-se muito com o estilo de outro artista (Romério Britto), mas só até ele descobrir isso.. hehe... Quando conseguiu comprar seu primeiro computador, a primeira palavra que ele digitou foi Romério Britto, para descobrir de quem eram as obras que falavam que eram parecidas com as dele.  Foi ai que ele mudou de estilo, começou a se inspirar no nosso folclore, nos costumes de Florianópolis, na cultura do "manézinho da ilha".  Hoje em suas obras, usa partes inspirados da cultura do boi de mamão, nas artes rupestres, no projeto Tamar e outros.


  Eu adorei todo o seu trabalho, mas para mim a melhor lembrancinha para se comprar no lugar, é o imã de geladeira com os dizeres da ilha. Com dizeres como... olhó olhó olhó, taix tolo taix... ou aquele... mofax ca pomba na balaia o ixtepô... e por ai vai. 
Esta arte é confeccionada com um CD, jornal e tinta. Fica uma beleza...

  Segundo ele, em 13 anos de existência do seu ateliê, sua arte se espalhou pelo mundo, por quase 50 países, levados pelos turistas que visitam a ilha e levam um presente para familiares ou querem levar uma obra de arte para si mesmo. 
Ele vende de tudo um pouco, desde um incenso de R$1,80, até uma grande obra de quase R$2.000,00, então tem para todos os gostos e bolsos.


  Recomendo a visita a todos que passarem pelo Pantano do Sul. 
Se forem, mandem um abraço meu para este grande cara, Fabio Marcelo.  

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho dele, entrem em sua fan page do Facebook.
É só clicar no link abaixo.


Um grande abraço para todos.
Obrigado a todos que visitam meu blog diariamente e até a próxima.

 Tchau. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Kobrasol, SC - A arte do nascer do sol.

Em uma bela tarde, eu tive uma excelente ideia. 
 - Vou falar com a zeladora do meu prédio, e vou pedir a chave da porta que dá acesso a cobertura do prédio para tirar fotos lá de cima. E lá fui eu, tive que esclarecer que não ia me jogar lá de cima,hehe... mas ela liberou a chave. 

Subi a noite para ver como era lá em cima e ver em qual posição, ficaria melhor para fotografar o nascer do sol.
No outro dia acordei cedo, por volta de 5hrs da manhã, fiz aquele café caprichado, e subi com os equipamentos. 
Quando cheguei lá em cima, claro, ainda estava bem escuro. 

Tirei uma série de fotos conforme o dia ia amanhecendo. Abaixo seguem algumas fotos que mostram todas as etapas desde amanhecer...

Bom, vamos começar, esta foto foi tirada logo que cheguei lá em cima às 5:43hrs, pode se ver que a cor predominante do céu ainda é o preto, mas já podemos ver que já começa a colorir com um azul bem fraquinho.


Esta, alguns minutos depois, 5:47hrs, já podemos ver que o azul está avançando rápido e as nuvens já estão com esta cor meio laranja, ué a natureza, começando a pintar sua obra de arte.


Aqui, a cor predominante é o azul, um degrade começando com um azul bem clarinho e passando para um azulão bem forte. Esta foto foi tirada ás 5:52hrs. 


O que me impressiona no amanhecer é o que vemos a partir desta foto, o céu fica com cores muito suaves e bonitas, um espetáculo sem igual. Foto tirada às 5:59hrs.


Aqui o céu está com cores totalmente suaves, às 6:04hrs da manhã o dia já esta claro.


Aqui o sol já esta mandando mensagens, dizendo que logo vai dar o ar da graça. Olha, ele é um artista bem folgado, kkk... A partir dai ele demora pelo menos uns 30 minutos para nascer completamente. Esta foto foi tirada às 6:13hrs.


Como eu disse, aqui o sol esta começando a apontar no horizonte, isso às 6:41hrs, 28 minutos depois da última foto. Mas, não tenha pressa astro rei, estamos te esperando e tomando um cafézinho.. kkk


E ai está a nossa linda estrela maior, mostrando-se aos poucos e me fazendo vibrar com a beleza da cores que ele está emitindo. Foto tirada às 6:44hrs.


E ai está, o dia finalmente nasceu, lindo como todos os outros dias. Foto tirada às 6:45hrs. 


E ai, gostaram de acompanhar essa experiência comigo? Espero que tenham gostado, eu adorei. 
Fiquem a vontade para comentar aqui em baixo.

Tenham uma ótima semana.

Um grande abraço!