terça-feira, 16 de abril de 2013

Farol de Santa Marta, SC - Uma visão geral do paraiso.


"Já fiz alguns post falando sobre o farol de Santa Marta, mas não continham todas as informações sobre o mesmo. Então, resolvi escrever um novo post um pouco mais completo. Espero que gostem..."

O Farol de Santa Marta, fica localizado no município de Laguna, a 17 Km do centro da cidade.
Foi inaugurado em 11 de Junho de 1891 e seu projeto original foi elaborado por 2 franceses,  Barbier Bernard e Turenne.



Está em um pequeno promontório (segundo o dicionario, promontório é um cabo formado por uma elevada montanha), a 45m acima do nível do mar. O farol tem 29 metros de altura, já da para imaginar a vista que se tem lá de cima né, maravilhosa.
  O farol foi erguido com pedra, barro areia e óleo de baleia, como a maioria das fortalezas que e faróis que existem até hoje.


A parte técnica: 

  O farol possui uma ótica hiper-radiante de Fresnel de 1 330 mm de distancia focal o que faz dele o único do Brasil com esse sistema e um dos poucos ainda existentes no mundo. O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (oitenta e cinco quilômetros).
 O farol também possui Auxilío de Rádiofarol NDB para balizamento aeronáutico. Com a frequência de 310 kHz e identificada com a sigla SW (Cabo de Santa Marta) nas cartas aeronáuticas.


A localidade:

  Nas redondezas do farol, encontramos uma infinidade de pontos turísticos e paisagens maravilhosas. 
  Uma das peculiaridades existentes no local, são os sambaquis, contando com os de Laguna e Jaguaruna, ao todo somam-se 42 sambaquis, entre eles o maior do Brasil ( já escrevi sobre ele, clique aqui para ver.) Muitos destes sambaquis já foram explorados e em uma destas escavações, foram encontrados 54 cadáveres humanos com idade entre 7 e 15 mil anos. 


  Outra coisa bacana no local, são as inúmeras dunas de areia, que são um prato cheio para quem gosta de esportes como o Sandboard. 


Ao Lado do Farol, existem um pequeno cemitério (aliás, um luxo né, imagina descansar eternamente com essa linda vista para o mar) e uma simples e bonita capela, que complementa muito bem a paisagem do farol.



Um pouco mais abaixo do farol, encontramos também essa linda Igreja a Beira Mar.


  E não tem como ir até o farol e não levar uma lembrancinha ou um presentinho para dar inveja a quem não foi né.. kkk. Para isso, encontramos várias lojinhas de artesanato e souvenires do farol.
Essa pra mim foi eleita a mais charmosa loja do farol... Eles tem até um mini farol, bem bacana.

  O acesso pelo farol pode ser feito por Laguna ou Jaguaruna.
  Por Laguna é preciso pegar a balsa e depois mais uns 20 minutos de estrada de chão para chegar até lá. Se for por Jaguaruna, a estrada é asfaltada até boa parte do caminho, ao sair do asfalto e pegar a estrada de chão, são mais uns 10 minutos até chegar ao farol.
  A estrada é bem sinalizada, quase impossível de se perder, mas aconselho tomar cuidado quando a estrada tiver molhada, pois formam-se alguns atoleiros. Mas nada que não dê para contornar, se eu consigo de Palio, imagina com um carro de verdade né.. kkkk 


Aos Surfistas:

  As praias da região, são amadas por todos os surfistas que o conhecem. O Cabo de Santa Marta possui 11 praias que são frequentadas por surfistas do mundo todo, as principais são Praia do Cardoso, Praia da Galheta e Praia da Cigana. 


  No local, encontra-se também um camping voltado para praticantes do esporte.
  As ondas na região, costumam variar entre 2 e 3 metros, mas na Praia do Cardoso, a relatos que dizem que em 2004 um surfista ( ) surfou uma onda de 9 metros. 

Neste Vídeo temos uma demonstração de como é surfar na Praia do Cardoso.


A vida Noturna:

  A vida noturna do local é bem agitada. Encontramos algumas casas de shows que fazem a alegria da galera. São eles:

Boikago Bar
Bem em frente ao farol, é o mais conhecido da região. Rola desde música ao vivo até som eletrônico. É a melhor opção noturna do Farol de Santa Marta, garantia de diversão até o amanhecer.
Notaram que o nome é bem diferente né... Segundo moradores da região, a história do nome é que, quando foram colocar a placa no lugar, com outro nome claro, um boi passou e fez suas necessidades em cima da placa, ai ficou o BoiKago...

Tribo Bar
O bar oferece música ao vivo e ambiente mais rústico, à beira da Prainha. Os visitantes fazem do local um ponto de encontro para a night no Farol.

Paradise Surf Bar
Depois de um dia de surfe, seus visitantes, em sua maioria jovens, vêm até o local para paquerar e jogar conversa fora. O estabelecimento está em um local privilegiado, na Praia do Cardoso, mas não estende a noite.


Bom, acho que vou parar por aqui né. Se falei demais, me desculpem, são muitas coisas a se falar de um lugar tão maravilhoso.
Espero que todos gostem, e qualquer pergunta, deixem nos comentários que terei o prazer de responder.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário