segunda-feira, 15 de abril de 2013

Jaguaruna, SC - O maior Sambaqui do Brasil.


  Você sabe o que é um Sambaqui? 
Para os que não sabem, Sambaqui, em tupi-guarani, significa monte de conchas. São formados por restos de ossos, comida, restos de comida e areia acumulada pelo tempo.

  Este Sambaqui é considerado o maior do Brasil, com 120m² de extensão e 30 metros de altura. Ele fica bem na divisa entre o Balneário do Camacho e a Garopaba do Sul, em Jaguaruna. 

  O lugar é de uma beleza exótica, o que me intrigou foi o silêncio do local, não é normal para mim, as vibrações ali são diferentes, de uma forma que não sei explicar, só me vem uma palavra agora na cabeça, SOMBRIO. 
   Visitei o lugar ontem, um pouco antes do por do sol, juntamente com a minha esposa, minha "guia turística" kkk, ela cresceu ali por perto, então ela conhece bem as histórias do lugar.
  Segundo ela, a algum tempo atrás, arqueólogos escavaram o sambaqui para estudos e lá encontraram várias ossadas humanas. Fazendo uma rápida pesquisa, descobri que já foram encontrados vários cadáveres com idades variando de 7 a 15 mil anos.

  Existem histórias também, que contam que por essas areias ( foto abaixo), 
passaram os guerrilheiros do exército de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi, rumo ao sul. 
( Essa é a história que contam na região, porém, não encontrei nada que provasse tal acontecimento na internet. Se alguém tiver informações mais concretas, por favor, compartilhe com a gente nos comentários.)


  O lugar é bem alto, da para se ter uma ótima vista de toda a cidade. 

Inclusive do nosso assunto do final de semana o Farol de Santa Marta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário